Top Hits Cidade
Top Hits Cidade
Com PAULINHO CORREA

Agepen: Surto de maníaco da cruz reforça necessidade de transferência

Foto: Renan Kubota
Foto: Renan Kubota

O surto do detento Dyonathan Celestrino, de 23 anos, mais conhecido como “Maníaco da Cruz”, ocorrido esta semana dentro do Instituto Penal de Campo Grande, reforça que o interno necessita de local especializado para tratamento. A opinião é do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, que tentará judicialmente a transferência do “Maníaco da Cruz”, para uma clínica fora do Estado.

Ailton explica que o comportamento apresentado pelo interno sugere que o tratamento fornecido pelo presídio pode estar sendo ineficaz, diante da complexidade do caso. “Ele é mantido em cela reservada e até mesmo seu banho de sol ocorre de forma isolada. Desde sua transferência, recebe acompanhamento psiquiátrico, além de visitas periódicas de assistente social e psicólogo. Este surto reforça a ideia de que ele necessita de um melhor acompanhamento, que atenda as necessidades específicas da sua doença mental”, explica o diretor.

Dyonathan matou três pessoas no município de Rio Brilhante em 2008 e, por deixar suas vítimas em posição de crucificação, ficou conhecido como “maníaco da cruz”. Ele está detido no IPCG desde julho de 2013.

Ainda menor na época dos crimes, o rapaz já teria cumprido judicialmente sua pena, porém, exames realizados na época de sua soltura, comprovaram que o rapaz não teria condições de viver em sociedade e por isso permanece preso.

Segundo o diretor da Agepen, Dyonathan recebe a visita de um psiquiatra todas as quintas-feiras, e diariamente, o ambulatório da unidade disponibiliza atendimento psicológico e de um assistente social. “O rapaz estava apresentando bom comportamento. Inclusive, iniciou dentro do presídio, um curso a distância de Transações Imobiliárias. Depois, disse que não estava se identificando com os estudos e passou a cursar Gestão Ambiental”, diz Ailton.

A Agepen tentará na justiça um novo pedido de transferência do interno. “Este pedido já foi feito anos atrás, porém não foi aceito pela justiça. Neste surto de ontem, o Dyonathan chegou a ferir um agente penitenciário, reforçando que não possui condições psicológicas para conviver com outras pessoas. Acredito que o tratamento requer internação em uma clínica especial, o que não existe aqui no Estado. Enquanto aguardamos uma decisão, o cuidado com ele será intensificado. Inclusive as aulas que ele tinha em uma sala com computadores, será suspenso temporariamente, até que uma melhor avaliação defina a real situação psicológica dele”, completou o Ailton Stropa.

Desde quando foi transferido para o IPCG em 2013, o maníaco da cruz é mantido em cela especial e seu banho de sol também ocorre em espaço reservado. Conforme a Agepen, esporadicamente, ele é levado para banhos de sol em uma área maior, desde que os demais presos estejam devidamente afastados. O contato ocorrido ontem sugere uma possível falha na segurança especial destinada “maníaco”.

Fonte: Diário Digital

Envie seu Comentário