19/05/2020 07h28
Fonte: Redação
Uma equipe composta por quatro profissionais (três enfermeiros e um técnico em Enfermagem), e coordenada pelo Núcleo de Saúde Indígena (NSI) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), integra a força-tarefa convocada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para atuar na testagem de pacientes com risco para a Covid-19 na área da Reserva Indígena do Município.
Nesta sexta-feira (15) as equipes de saúde visitaram os moradores das aldeias Bororo e Jaguapiru, compreendidas na área índígena de Dourados. Só pela equipe formada pelos profissionais do HU-UFGD e profissionais do Hospital Evangélico (HE), foram coletados 30 exames, em pessoas de cinco famílias, com idades entre 3 e 68 anos, incluindo oito familiares da paciente já confirmada para Covid-19,que está em isolamento domiciliar.
De acordo com o enfermeiro Glênio Alves de Freitas, coordenador do NSI, a ação da força-tarefa para a testagem dos pacientes em risco na área indígena é de importância fundamental neste momento, para permitir estratégias de ação preventiva que possam minimizar o contágio entre a população indígena.
Também participam da ação agentes do Distrito Sanitário Especial de Sáude Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS).
Envie seu Comentário