Fonte: Redação Oito novos leitos de UTI neonatal foram implementados nesta sexta-feira (1) e devem atender a demanda por atendimento especializado nesta faixa etária. Os leitos foram ativados no Hospital Evangélico e são fruto de parceria entre a Prefeitura de Dourados, Governo do Estado e União. O acordo foi articulado em maio em encontro entre o prefeito Alan Guedes, o secretário de Saúde, Waldno Lucena e o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto.
Desde então, o HE trabalhou para readequar sua infraestrutura para receber a melhoria e agora Alan, Waldno e Britto voltam a se encontrar para a entrega e implantação imediata, já que seis crianças aguardavam vagas na fila do Hospital Universitário da UFGD.
A implementação desses novos leitos de UTI neonatal, que serão habilitados no Ministério da Saúde, deve desafogar a ala do HU-UFGD, onde estão dez leitos. Essa estrutura atende não apenas o município de Dourados, mas toda a Região de Saúde que engloba 33 municípios com população total aproximada de 1 milhão de pessoas.
De acordo com o secretário Waldno Lucena, dessas oito novas vagas, seis serão ocupadas imediatamente. "Um aumento de 80% na nossa capacidade de atendimento de crianças que precisam de UTI neste período logo após o nascimento. Nossa regulação no HU está com excedente de seis crianças que já virão para o Hospital Evangélico".
Essa era uma demanda antiga na Saúde de Dourados, que recebe pacientes de toda a região Sul do Estado. "Segundo a nossa regulação, 60% das crianças hoje atendidas são de municípios da região. Por isso a importância desse trabalho conjunto com o Governo do Estado, o esforço do prefeito Alan Guedes em disponibilizar os recursos para a contrapartida e a parceria com o Hospital Evangélico, que sempre nos atende", completa Waldno.
Satisfeito com a ativação dos leitos, o prefeito Alan Guedes aproveitou para agradecer o esforço desta união de Poderes. "Essa é a feliz conclusão de um trabalho que começou com o ex-secretário Geraldo Resende, seguiu com o Flávio Britto quando ele assumiu a Secretária de Saúde do Estado. Depois estendemos essa agenda para o Hospital Evangélico e temos que agradecer a todo o corpo do Mackenzie por entender a importância desse trabalho para a macrorregião. Trabalhamos juntos a construção desses leitos que agora estão sendo entregues, para atender esse excedente do HU", disse.
Na equipe do Mackenzie Hospital Evangélico de Dourados estavam o superintendente Wesley Macedo, a diretota técnica Dra. Cenilse Berbert, diretor clínico Dr. Humberto Diretor Clínico, diretor de relações institucionais e governamental, José Roberto Costa.
Envie seu Comentário