Pintado entra na lista de peixes em ameaça de extinção e preocupa pescadores


Fonte: Redação

A Portaria do Ministério de Meio Ambiente coloca o pintado em ameaça de extinção, preocupa pescadores profissionais do Estado, cuja espécie é o carro chefe das vendas regionais. Conforme determinação do texto do Ministério do Meio Ambiente, a regra entra em vigor em 180 dias, ou seja, em seis meses, quando ficará proibido o transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização do pintado.

Segundo o Ministério, a atualização foi feita para que os resultados apareçam com menor diferença de tempo entre a avaliação do risco de extinção, e a aplicação nas Políticas Públicas de conservação da biodiversidade.

No entanto, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) enviou um ofício para o governo Federal e vai tentar reverter a decisão em âmbito estadual. O Estado já tem decreto estadual que estabelece medidas restritivas para captura das espécies, como limite de tamanhos mínimo e máximo. Segundo governo estadual, as políticas públicas serão usadas para a negociação como ministério.

Ao todo, 1.249 espécies foram categorizadas como ameaçadas de extinção na atualização da lista. De acordo com o Ministério, 75% dessas espécies estão contempladas em PANs (Planos de Ação Nacionais) vigentes para sua conservação.

Peixe encontrou para a lista de espécies ameaçadas (Imagem: Internet) Peixe encontrou para a lista de espécies ameaçadas (Imagem: Internet)

Envie seu Comentário