Clube da Insonia
Clube da Insonia
Com Ionan

PM vai utilizar ‘bafômetro’ descartável em blitze no trânsito

 
Foto : Hédio Fazan/OPROGRESSO Foto : Hédio Fazan/OPROGRESSO

Em Dourados, a Polícia Militar vai passar a utilizar o etiloteste químico, uma espécie de ‘bafômetro descartável’, nas fiscalizações de trânsito. A medida visa a cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulamentada na terça-feira, que torna mais rígida a lei seca.

A resolução diz que o motorista será autuado por infração administrativa quando o bafômetro registrar pelo menos 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expirado (0,05 mg/L). Valores abaixo disso estão dentro da margem de erro do equipamento, casos em que o motorista poderia ser acusado injustamente, mesmo sem ter bebido nada. No caso do exame de sangue, qualquer concentração de álcool vai caracterizar infração.

O crime de conduzir o veículo sob embriaguez só é constatado por uma concentração igual ou superior a 0,6 grama de álcool por litro de sangue. A utilização do etiloteste em Dourados vai começar durante as fiscalizações na semana do Carnaval. Segundo o tenente da Polícia Militar, Teodoro Caramalac, inicialmente serão utilizados mil etilotestes.

O dispositivo é destinado a identificar a presença do etanol no ar expirado. É constituído de uma base cromo-reagente em forma de cristais que é sensível à presença do álcool.

O tenente Caramalaqui informou que, além dos etilotestes, serão utilizados os etilômetros, mais conhecidos como bafômetros. “Os etilotestes vão reforçar o uso dos bafômetros nas fiscalizações durante o carnaval, onde será possível destacar um maior número de equipes para coibir o uso da bebida alcoólica e direção”, acrescentou.

Para utilizar o “bafômetro descartável”, o motorista sopra e enche o balão de ar. Depois, instala a válvula com o reagente químico. Quando o balão é esvaziado, a cor pode se alterar. Se mudar de amarela para verde, é proibido dirigir.

Perturbação

As ações da PM no trânsito serão intensificadas até a semana no Carnaval. No último final de semana durante várias blitze foram apreendidos pelo menos três aparelhagem de som em veículos com volume acima do permitido, caracterizando ‘perturbação de sossego’. As apreensões foram feitas na área central, em especial, perto de conveniências e similares.